Como abrir uma empresa online: Passo a passo

Como abrir uma empresa online: Passo a passo

Para abrir uma empresa online, o passo a passo muda conforme o tipo de empresa desejado

No caso do MEI (Microempreendedor Individual), o processo é 100% online e gratuito, por meio do Portal do Empreendedor, do Governo Federal. 

Basta acessar o portal, clicar em “Quero ser MEI”, depois em “Formalize-se!”, fazer login com a sua conta gov.br e seguir as orientações do site. 

Já para a ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte), o primeiro passo é separar a sua documentação e encontrar uma contabilidade online para ajudar você com os trâmites burocráticos. 

Depois, é preciso: definir a atividade da empresa (CNAE), definir a natureza jurídica, fazer uma consulta de viabilidade, definir o porte e o regime tributário, e fazer o registro na Junta Comercial para emitir o CNPJ. 

Por fim, é preciso emitir alvarás de funcionamento e inscrição estadual ou municipal, além do certificado digital.

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    "Qual é a primeira decisão de um empreendedor ao abrir uma empresa? Não é o aluguel nem a matéria-prima, é a escolha do formato jurídico e tributário. Uma decisão errada aqui pode custar o equivalente a um ‘sócio oculto’ que pode levar embora até 10% do seu lucro em impostos pagos indevidamente. É por isso que a abertura do CNPJ é um ato estratégico, não apenas administrativo."

    Diego Zacarias

    Diego Zacarias

    Diretor Contábil e Tributário

    Para abrir uma empresa online, nada melhor que contar com uma contabilidade online. Conheça a Contabilizei!

    Como abrir uma empresa online

    O passo a passo de como abrir uma empresa online para o MEI acontece no Portal do Empreendedor, do Governo Federal. 

    Para a ME ou EPP, o passo a passo de como abrir uma empresa online é:

    1. Separar a documentação;
    2. Contratar uma contabilidade online;
    3. Definir a atividade do negócio (CNAE);
    4. Fazer a consulta de viabilidade;
    5. Definir o melhor formato para a empresa: porte e natureza jurídica;
    6. Escolher o regime tributário: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido;
    7. Fazer o registro no órgão competente (Junta Comercial, Cartório, OAB);
    8. Fazer a Inscrição Estadual e/ou Municipal;
    9. Emitir o Alvará de Localização e Funcionamento e demais licenças;
    10.  Adquirir um Certificado Digital.

    1. Separar a documentação

    De um modo geral, os documentos necessários para abrir a sua empresa são:

    • RG; 
    • CPF;
    • Dados de contato;
    • Comprovante de endereço;
    • Certidão de casamento (se for o caso);
    • Certificado digital e-CPF dos sócios para processos de abertura digital (obrigatório em alguns estados);
    • Conta Gov.br nível prata ou ouro;
    • Dados do seu negócio, como a forma de atuação, comprovante de endereço onde o negócio será realizado e IPTU.

    Ponto importante: as informações empresariais serão consideradas públicas

    Por isso, se você tem informações de contato de natureza profissional ou empresarial, como telefone e e-mail, recomendamos usá-las.

    Além disso, é necessário que a cópia do IPTU ou documento fornecido indique a inscrição imobiliária/cadastral do imóvel em que será a sede da empresa.

    2. Contratar uma contabilidade online

    Depois de reunir a documentação necessária, é importante contratar uma contabilidade online para prosseguir com a abertura de empresa. 

    No caso das MEs e EPPs, ter um contador responsável pelo CNPJ é determinado por lei

    O contador tira todas as dúvidas durante o processo de abertura de empresa, além de auxiliar na tomada de decisões importantes, como as atividades da empresa, o porte, entre outros. 

    O profissional de contabilidade também cuida de etapas como a elaboração do Contrato Social da empresa, o registro na Junta Comercial e outros órgãos competentes.

    Na prática, a contabilidade online presta o mesmo serviço da contabilidade tradicional. A diferença está na digitalização de todos os documentos, fator que traz mais praticidade, rapidez, economia de tempo e segurança nas trocas de informações. 

    Além disso, todas ass Juntas Comerciais já atuam de forma digital, descartando a necessidade de comparecer junto aos mesmos para atuação. 

    Leia também: Como escolher a melhor contabilidade online para o seu negócio.

    3. Definir a atividade do negócio (CNAE)

    Agora é hora de uma das decisões mais importantes: o que a sua empresa vai fazer? Para oficializar isso, você precisa escolher um código CNAE.

    CNAE é a sigla de Classificação Nacional de Atividades Econômicas, um conjunto de códigos que identificam e organizam as atividades econômicas no Brasil.

    O CNAE também influencia no enquadramento tributário e fiscal do negócio. Ou seja, as atividades impactam diretamente na escolha entre Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. 

    Para encontrar os CNAEs disponíveis para o seu negócio, basta usar nossa ferramenta Consultor de CNAEs. Essa é a forma mais fácil, completa e gratuita de descobrir a atividade ideal para a sua empresa. 

    Se preferir, também temos uma tabela completa aqui: Tabela CNAE.

    4. Fazer a consulta de viabilidade

    Com as atividades da empresa já definidas, o próximo passo é realizar a consulta prévia de viabilidade

    Isso significa verificar se a atividade escolhida pode ser exercida no endereço desejado, conforme as regras de zoneamento urbano da prefeitura local.

    Por isso, é importante que não haja compra ou aluguel de algum imóvel antes de fazer essa consulta.

    A consulta de viabilidade também serve para conferir se existe outro CNPJ registrado com o nome empresarial que você deseja (ou similar)

    Ambas as consultas, de atividades permitidas e endereços em uma região e dos nomes empresariais possíveis, são feitas no sistema das Juntas Comerciais integrados às Prefeituras, Estados e ao Redesim, do Governo Federal.

    "Uma dica valiosa é inverter a sua prioridade. Antes de registrar o domínio ou o perfil no Instagram, por exemplo, valide o básico: o endereço na prefeitura e o nome na Junta Comercial. A paixão pela sua marca deve vir depois das devidas aprovações necessárias, nunca antes. Essa é uma forma simples de evitar prejuízo, perda de tempo e, principalmente, frustração durante o processo."

    Diego Zacarias

    Diego Zacarias

    Diretor Contábil e Tributário

    5. Definir o melhor formato para a empresa: porte e natureza jurídica

    Escolher o formato jurídico ideal da empresa depende de fatores como o faturamento previsto, a existência de sócios e o ramo de atividade econômica.

    Nessa etapa, você precisará definir dois pontos fundamentais: o porte da empresa e a sua natureza jurídica.

    As opções de porte empresarial são:

    Enquanto os tipos de natureza jurídica são:

    • EI: Empresário Individual;
    • LTDA: Sociedade Limitada;
    • S/A: Sociedade Anônima;
    • SLU: Sociedade Limitada Unipessoal.

    Saiba quanto custa abrir uma empresa no Brasil.

    6. Escolher o regime tributário: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido

    O próximo passo é definir qual será o regime de tributação da sua empresa. 

    O regime de tributação (ou regime tributário) é o conjunto de regras que define como calcular e recolher os impostos das empresas.

    Por isso, dependendo do porte do negócio, os custos e a forma de apurar e calcular os impostos podem mudar. 

    Atualmente, a legislação brasileira prevê três regimes de tributação:

    • Simples Nacional: regime simplificado voltado para micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$4,8 milhões;
    • Lucro Presumido: ideal para empresas com faturamento até R$78 milhões por ano ano, que têm margens de lucro previsíveis e poucos custos operacionais;
    • Lucro Real: obrigatório para grandes empresas ou negócios com margens apertadas e alta complexidade fiscal.

    Cada um deles tem seus requisitos para enquadramento, bem como regras específicas para o atendimento às obrigações impostas pelo Fisco.

    Dica de leitura: O que é preciso saber sobre regime de tributação?

    7. Fazer o registro no órgão competente (Junta Comercial, Cartório, OAB)

    O registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas de seu estado é um dos passos mais importantes para abrir empresa. 

    É a partir desse registro que sua empresa passará a existir oficialmente, o que permite a emissão do CNPJ.

    Neste momento, também é possível elaborar o Contrato Social, ou seja, a certidão de nascimento da empresa. 

    Esse documento indica informações básicas do negócio e quem são os responsáveis legais da empresa. Ele também pode ser usado em licitações do Governo ou para abertura de conta bancária de Pessoa Jurídica.

    8. Fazer a Inscrição Estadual ou Municipal

    A solicitação da Inscrição Estadual (IE) é feita junto à Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) e, em muitos estados, pode ser feita online. Lembrando que você precisa de um contador para isso.

    Já a Inscrição Municipal é exigida para empresas prestadoras de serviços, pois é com esse registro que a empresa será identificada pela prefeitura para recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços).

    O cadastro é feito na Secretaria Municipal de Finanças e, em diversas cidades, é gerado automaticamente ao registrar a empresa na Junta Comercial ou Cartório. 

    No entanto, em outros casos, é necessário solicitar manualmente. Por isso, é importante verificar as regras específicas da cidade onde sua empresa vai atuar.

    9. Emitir o Alvará de Localização e Funcionamento e demais licenças

    O principal documento obtido no município, após a Inscrição Municipal, é o alvará de funcionamento. Ele é a autorização que permite abrir as portas do seu negócio, indicando que a empresa segue todas as condições exigidas por lei para funcionar em um determinado local. 

    Essas condições podem variar de acordo com o município, estado e ramo de atividade. Diversas regiões possuem o serviço eletrônico para solicitar o alvará por meio da prefeitura, como São Paulo, por exemplo.

    Durante o processo de emissão do alvará de funcionamento, a empresa deve garantir algumas licenças, que também dependem da atividade e complexidade do negócio. 

    Por exemplo: uma das licenças necessárias é o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), um certificado junto ao Corpo de Bombeiros que serve para indicar que uma empresa pode funcionar no imóvel onde está localizada. 

    Para isso, o Corpo de  Bombeiros verifica a condição da edificação onde a empresa está localizada, se necessário efetua a vistoria do local e faz uma avaliação da construção e de suas características.

    Além do AVCB, podem ser exigidas outras licenças, como a Licença Ambiental, Sanitária, de Produtos Químicos ou Produtos de Origem Animal, entre outros.

    Apesar disso, é importante saber que nem todas as empresas precisam de alvará para funcionar. O que determina essa necessidade é a legislação municipal e o grau de risco das atividades constantes no CNPJ. 

    10. Adquirir um Certificado Digital

    O Certificado Digital funciona como uma identidade eletrônica da sua empresa, permitindo assinar documentos, enviar declarações e acessar sistemas do governo com validade jurídica.

    Ele é essencial para garantir a segurança das informações fiscais e contábeis em operações. Por exemplo: emissão de notas fiscais eletrônicas, envio de obrigações ao eSocial e acesso ao portal da Receita Federal.

    Atualmente, existem vários tipos de Certificados Digitais, que permitem fazer todos os trâmites burocráticos na abertura de empresa com segurança e em menos tempo. 

    Lembrando que todos os clientes da Contabilizei precisam ter um certificado digital e-CNPJ A1. Isso significa muito mais segurança e facilidades no dia a dia. Conheça os planos da Contabilizei com certificado digital gratuito.

    Quanto custa abrir empresa online?

    De um modo geral, o custo para abrir uma empresa no Brasil pode variar de R$500 a R$2.000, dependendo do tipo de empreendimento que você deseja. 

    A opção mais econômica costuma ser o Microempreendedor Individual (MEI), pelo fato da abertura da empresa ser gratuita e 100% online.

    Apesar disso, abrir uma empresa online pode ser mais barato devido ao custo-benefício da contabilidade online e da economia de tempo e dinheiro ao enviar a documentação toda online. 

    No entanto, calcular exatamente quanto custa abrir uma empresa não é uma tarefa tão simples. Os custos variam de acordo com o tipo de atividade, o porte do negócio e as taxas aplicadas pelo estado ou município, além de outros fatores específicos.

    Confira uma tabela com as principais faixas e médias de custo para abrir uma empresa.

    CritérioFaixa de CustoMédia de Custo
    Registro na Junta ComercialR$100 a R$1.000R$475
    Alvarás e LicençasR$200 a R$5.000R$1.925
    Contrato Social e DocumentaçãoR$100 a R$300R$200
    Certificado DigitalR$150 a R$500 por anoR$325
    ContabilidadeR$300 a R$2.000 por mêsR$950 por mês
    Capital SocialR$1.000 a R$50.000

    Saiba mais neste artigo: “Quanto custa abrir empresa no Brasil? Confira os custos e taxas”.

    Para facilitar e simplificar a sua jornada, a Contabilizei criou uma calculadora para  descobrir quanto custa abrir uma empresa. 

    Vantagens de abrir empresa online

    Existem algumas vantagens de fazer a abertura da sua empresa online em comparação com o processo físico. São elas:

    1. Rapidez;
    2. Custo mais baixo com contabilidade;
    3. Suporte e atendimento.

    1. Rapidez

    O CNPJ pode ser obtido de forma rápida, muitas vezes em até 48 horas, quando o processo é feito online e a documentação está completa. 

    No entanto, dependendo da complexidade da atividade ou exigências adicionais, o prazo pode variar, podendo chegar a 15 dias úteis ou mais.

    2. Custo mais baixo com contabilidade

    Em média, empresas prestadoras de serviços podem ter mensalidades entre R$300 e R$600. Comércios podem chegar a R$1.000. 

    Diversos aspectos influenciam no preço de um contador, entre eles, a complexidade do serviço a ser prestado.

    Na Contabilizei temos planos mensais super acessíveis. Para saber mais sobre, recomendamos a leitura do artigo “Quanto custa um contador?”.

    3. Suporte e atendimento

    Ao abrir empresa online, é possível contar com suporte nos canais de atendimento nas mais diversas etapas, seja na contabilidade, na prefeitura ou em outros órgãos competentes.

    Isso torna o processo mais rápido e eficiente, além de tornar possível tirar dúvidas e receber informações e orientações para tirar o seu negócio do papel.

    Com os passos listados acima, você consegue abrir empresa pela internet de forma prática e segura. 

    Ter um contador para realizar esses processos é facilitar a abertura, afinal, um profissional na área está atualizado e sabe todas as etapas necessárias para abrir empresa.

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    Escrito por:

    Vitor Torres

    Vitor Torres é fundador e presidente da Contabilizei desde 2013, quando iniciou uma revolução ao liderar o movimento de desburocratização da contabilidade no país, tendo alcançado a liderança no segmento durante essa jornada. Hoje tem o propósito de simplificar a vida dos micros e pequenos empreendedores e fortalecer o futuro de cada um dos [internal_variables field="client_amount"] clientes da companhia, transformando o cenário do empreendedorismo no Brasil. O executivo é formado em Administração pela Universidade Positivo, possui formação executiva em Liderança em Escala pela INSEAD, realizou um MBA de Administração e Negócios pela Columbia Business School e participou de um Programa de Liderança Executiva em Negócios pela Stanford University Graduate School of Business. Em 2016, foi selecionado como Empreendedor Endeavor. Reúne experiência na área de consultoria e análise de negócios, tendo apoiado de forma pioneira no desenvolvimento do ecossistema de startups.

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